Áreas Externas

Drenagem de Campo de Futebol, Passo a Passo!

Amigos, em clima de Copa do Mundo, vamos aprender como são feitas as drenagens de um campo de futebol!

 O Sistema de drenagem é o responsável por coletar as águas de chuva e conduzirem para fora do campo do espetáculo em um dia de chuva intensa.  O objetivo é retirar o máximo de água que cai sobre o gramado para que o jogo não seja prejudicado, em outras palavras, evitar o encharcamento do gramado. As drenagens de um estádio são dimensionadas para resistirem a uma chuva com tempo de retorno de 100 anos. Os sistemas podem ser convencionais ou a vácuo. Esse mesmo sistema de drenagem pode e deve ser utilizado no campo society do seu sítio ou fazenda.

Campo Futebol Drenagem Dreno Pluvial Pedreirao

Os sistemas mais aplicados são os de drenagem por gravidade por espinhas de peixe ou espinhas paralelas com a utilização de tubos perfurados. Os tubos podem ser “tubo dreno perfurado”, PEAD perfurado, ou até mesmo, manilhas de concreto perfuradas, dependendo do tamanho do campo e da capacidade de drenagem. Para um campo society o tubo dreno perfurado é a solução com melhor custo benefício. O diâmetro do tubo (DN) varia de 65mm a 150mm (tubo de 110mm atende a maioria das situações, mas não deixe de contratar um profissional habilitado para fazer o dimensionamento e emissão de RT (responsabilidade técnica).

Além da tubulação perfurada há outros itens importantes para o correto funcionamento do sistema de drenagem:

1. Camada de terra vegetal para plantio da grama (cerca de 10cm);

2. Camada de areia grossa + terra vegetal (cerca de 10cm). Essa permite a permeabilidade do solo, que a água penetre no solo em direção ao dreno;

3. Camada de brita 19mm, brita 1, ao redor do tubo dreno, envolvida por uma manta sintética geotêxtil tipo Bidim. A função da manta geotêxtil é auxiliar na filtragem e evitar o entupimento do dreno;

Esquema de drenagem de um campo

Esquema Drenagem Campo

Drenagem Espinha de Peixe

O dreno espinha de peixe conduz toda a água de subramais de dreno para um ramal único que é ligado na rede de drenagem. Esse tipo de dreno consegue cobrir toda a área do campo e, além disso, trabalhar com menores profundidades. A declividade ideal é de 1%, assim não acumula água na rede. Se necessário pode-se trabalhar com 0,8% como declividade mínima, mas evite. Veja os dois esquemas:

Drenagem Espinha Peixe

Drenagem Espinha Peixe 2

Drenagem Espinhas Paralelas

O dreno com espinhas paralelas também cobrem todo o campo mas, por terem maiores comprimentos, exigem profundidades maiores, mesmo com a declividade de 1%. Veja o esquema:

Drenagem Paralela

Execução da drenagem passo a passo

1. Escavação na cota e colocação da manta geotêxtil

A escavação deve ser feita de acordo com a marcação topográfica respeitando a declividade, nesse caso, 1%. Uma declividade de 1% siginifica: a cada 1 metro escavado na horizontal, declina-se 1 centímetro na vertical. Exemplo: se uma linha da espinha tem 20 metros de comprimento, a diferença de cota (na vertical) do ponto mais alto para o ponto mais baixo é de 20 centímetros.

A manta geotêxtil deve ser colocada de modo que preencha todo o fundo, as laterais e, ainda, sobre espaço para o fechamento superior.

Dreno 1

2. Enchimento com brita e instalação do tubo dreno

A brita 19mm (brita 01) deve ser colocada no fundo formando uma camada de 10cm ao longo de toda a vala. Em seguida coloca-se o tubo dreno perfurado e completa-se toda a vala com brita, fechando toda a vala.

Dreno 2

Tubo dreno perfurado

3. Fechamento da manta geotêxtil

Após feito o enchimento com brita fecha-se a parte superior do dreno com a manta geotêxtil, inclusive com trespasse entre as abas. Veja:

Dreno 3

4. Detalhes e macetes

Macete 01: A ligação dos tubos dreno dos subramais com o ramal da espinha é feito com uma cruzeta dupla. As pontas das espinhas são fechadas com tampão cego tipo CAP.

Macete 02: na foto abaixo, veja as fotos das camadas: grama, argila, areia + argila, areia grossa, brita + dreno.

Macete 03: a manta geotêxtil é vendida, em média, em rolos de 250,0m de comprimento por 2,40m de largura.

Dreno 4

Veja também:

Tudo Sobre Telhados, Passo a Passo!

Etapas e Sequência de uma Obra, Passo a Passo!

Tudo Sobre Imóvel Novo, Passo a Passo!

 

Abraço a todos!
Pedreirão.

Deixe seu recado!

Nome:

Email:

Texto:

2 Comentários [+]