Armação e Aços

O que são Armaduras Positivas e Negativas, Passo a Passo!

Na armação de lajes e vigas sempre ouvimos os termos “armação positiva” e “armação negativa” e, como regra, a positiva fica embaixo e a negativa fica na parte de cima respectivamente.

Os termos utilizados estão tecnicamente corretos e as posições de cada armação também, mas poucas pessoas de obra sabem o porquê desses termos.

Macete 01: Evite falar os termos “ferro positivo” e “ferro negativo” porque as barras que utilizamos nas armações são de Aço, ou melhor, uma liga de aço que contém Ferro. 

Na engenharia de estruturas há um esforço conhecido por Momento Fletor que pode ser “positivo” ou “negativo” e são as armações que tem a função de combater esses esforços, por isso, são chamadas de “armadura positiva” e “armadura negativa”.

Quem trabalha em obra percebe que a armadura negativa não é em toda a extensão da laje, isso se deve porque ela está localizada exatamente na região que possui “momentos negativos”. Geralmente essas regiões são sobre as vigas, na passagem de uma laje para outra (exemplo: da laje L1 para a L2) e/ou nos bordos.

Vejam a imagem abaixo:

Obs: clique uma vez na imagem e abrirá outra tela. Clique na imagem novamente, ela irá ampliar.

armacao positiva

Em resumo: Armação positiva responde aos momentos fletores positivos.

Armação negativa tem a função de responder os momentos fletores negativos.

armacao negativa

Veja também:

Tipos de Aços Usados na Construção Civil, Passo a Passo!

Tudo Sobre Concreto, Passo a Passo!

Tudo Sobre Telhados, Passo a Passo!

Abraço a todos!
Pedreirão.

Deixe seu recado!

Nome:

Email:

Texto:

Seja o primeiro a comentar!